
Condômino Inadimplente Pode Participar de Assembleia
5 de novembro de 2022
Assessoria Condominial: O que é e qual sua vantagem?
2 de janeiro de 2023O questionamento de como reduzir o valor do condomínio é algo presente no bloco de anotações de todo síndico. Afinal, sem saldo positivo na contabilidade, fica complicado manter pagamentos em dia, efetuar reparos e cobrir todas as despesas.
Contudo, sabemos que esta não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, trouxemos 6 dicas para te ajudar nesta missão. Confira!
1. Levantamento de contas

O primeiro passo para começar a redução do valor do condomínio é fazer um levantamento de todas as contas do mesmo.
Isso consiste em fazer um minucioso detalhamento de todos os valores que entram no caixa e de onde estão vindo esses valores. Tal como os valores que saem do caixa e para onde eles estão sendo destinados.
Desta forma fica mais fácil visualizar com clareza quais as partes que mais precisam de atenção para alcançar o objetivo desejado.
2. Controle de despesas trabalhistas
Quando falamos sobre controle de despesas trabalhistas, precisamos ter em mente que tais despesas costumam representar metade dos gastos condominiais, o que certamente influencia no valor final da taxa de condomínio que será paga por todos os condôminos.
Sendo assim é preciso adotar boas práticas, como por exemplo, a otimização da jornada de trabalho com o intuito de reduzir horas extras podem ser um bom começo.
Além disso, vale a pena considerar a terceirização de alguns serviços, como limpeza de condomínio, portaria de condomínio ou manutenção predial, por exemplo. Pois desta forma é possível alcançar uma significativa economia, já que todos os encargos trabalhistas como 13º salário, FGTS, férias e todos os demais, passarão a ser de inteira responsabilidade da empresa terceirizada.
3. Controle de inadimplência
O controle de inadimplência é fundamental para a estabilidade do fluxo de caixa do condomínio, visto que todas as despesas são pagas através da mensalidade dos condôminos.
Com a falta do pagamento por parte de algum deles ocasiona uma insegurança financeira para a contabilidade. Desta forma, é preciso acompanhar rigorosamente esta etapa, efetuando cobranças, viabilizando negociações para que os devedores de longo período, possam regularizar sua situação.
Além disso, é interessante disponibilizar opções de pagamento com cartão de crédito e débito automático que facilitam muito para que esta conta não caia no esquecimento dos contribuintes.
4. Redução da conta de energia elétrica

A conta de energia elétrica é um outro fator de preocupação para as despesas, principalmente com o crescente aumento da tarifa das prestadoras de serviços de distribuição.
Portanto, é importante adotar algumas medidas, em busca da redução de consumo, como:
- Troca de lâmpadas comuns pelas de LED que conseguem entregar 80% a mais de economia energética em vista das lâmpadas fluorescentes, por exemplo.
- Instalação de sensores de presença que garantem que as lâmpadas se liguem apenas quando tem pessoas no ambiente, sem que esta precise ficar ligada direto.
- Prepare campanhas educativas de como economizar energia elétrica, para que todos possam contribuir com a redução dos gastos. Tanto funcionários quanto condôminos precisam estar engajados nesta tarefa.
- Realize uma verificação de todos os locais que, em determinados horários, podem ficar com a luz apagada, como quadras, playgrounds e piscinas, por exemplo.
5. Economia de água
A conta de água não fica para trás dos demais custos que já citamos e pode ser um ponto chave para resposta de como reduzir o valor do condomínio.
Principalmente quando, os hidrômetros não são individuais de cada residência ou estabelecimento.
Desta forma, é importante tomar as seguintes medidas:
- Instrua os funcionários para que evitem lavar calçadas, escadas e garagens, utilizando outros métodos mais econômicos de limpeza;
- Realize inspeções programadas em todas as unidades, periodicamente, a fim de fazer a identificação de possíveis vazamentos, até mesmo aqueles que podem ser vazamentos ocultos, passando despercebidos pelos próprios moradores.
- Promova a conscientização sobre a importância de realizar a troca de caixas acopladas e descargas mais antigas pelas atuais que contam com sistema de economia.
- Considere o investimento de instalação de hidrômetros individuais, ou seja, um por unidade. Assim cada um assumirá os valores referentes à postura de consumo que decidir adotar.
- Por fim, como no caso da energia elétrica, também é importante promover campanhas educativas quanto ao consumo consciente de água.
6. Manutenção preventiva condominial
Esta é uma dica que inicialmente pode parecer um gasto sem tanta necessidade, que pode ser postergado, porém ao contrário disso, esta medida, a longo prazo, contribui consideravelmente para a redução das despesas.
Isto porque manutenção preventiva é muito mais barata do que obras completas e mais complexas de reparos.
Neste sentido, listamos abaixo sugestões de uma boa rotina, para quem deseja adotar esta prática:
- Comece pelos itens e locais que irão requerer um valor mais elevado, caso resolva perder de vez a funcionalidade, como elevadores, bombas, sistema de distribuição de gás etc.
- Solicite manutenção de itens de infraestrutura como mantas, coberturas, tratamentos de impermeabilização, paredes e colunas.
- Contrate serviços especializados em inspeções periódicas, a fim de identificar vazamentos de água do condomínio ou elétricos.
Dica bônus

Muitas vezes, mesmo tentando adotar todas essas dicas que trouxemos, muitos síndicos ainda sentem dificuldades em viabilizar todas elas e efetivamente alcançar o objetivo de reduzir o valor do condomínio.
Por isto, a dica bônus que trouxemos é sem dúvidas a mais assertiva, que é a contratação de uma empresa especializada em administração de condomínios, visto que lidar com esse e outros desafios da gestão condominial é parte de sua rotina diária.
Neste sentido a FESAN Administradora de Condomínios garante a você uma experiência ímpar em nos ter como aliados nessa missão que também será a nossa.
Contamos com profissionais qualificados e dedicados a entregar para você os melhores resultados em sua busca de como reduzir o valor do condomínio.
Gostou das nossas dicas? Então SOLICITE UMA PROPOSTA GRATUITA e veja como podemos te ajudar a tornar esta, uma tarefa mais que possível!




